Amolim | Produtos de limpeza - Como economizar Água durante a faxina?
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Como economizar Água durante a faxina?


A limpeza eficiente também pode ser ecologicamente correta, evitando o desperdício de água. As principais regras são reutilizar e economizar!

Na hora da faxina usar os métodos, produtos e acessórios certos fazem toda a diferença, deixando a casa limpinha usando bem menos água, uma economia que você sente no bolso.

Mas o que fazer para uma faxina sustentável, a verdadeira limpeza consciente?

Reunimos algumas dicas perfeitas para você pôr em prática, continue a leitura e descubra.

 

Produtos - use quantidade certa!

 

Para a faxina ser efetiva não é necessário exageros, ou seja, não desperdice produtos, usar uma quantidade exagerada é desnecessário, pois não vai tornar a limpeza mais fácil, além de gastar mais produto, vai ser mais difícil de retirar e irá desperdiçar mais água no enxague.

Dica: siga sempre as instruções do fabricante, use a quantidade correta, inclusive de diluição se for o caso.

 

Use Vassouras e Aspirador

 

Na limpeza externa use vassoura para retirar a sujeira e para a limpeza interna o mais prático e higiênico é o uso de aspirador de pó, assim facilita a limpeza, que em muitos casos nem será necessário lavar.

Dica:  Limpe a área externa com vassoura de preferência todos os dias para que não acumule sujeiras, quanto a lavar, deve ser lavada a cada 15 dias, principalmente no caso ter animais domésticos, usando sempre produtos ideais para bem-estar deles.

 

Borrifador

 

O borrifador é um grande aliado para a economia de água, pois ele garante que seja usado apenas a quantidade necessária de água.

Dica: No caso da limpeza de pisos e paredes pode ser adicionada junto a água detergente ou desinfetante, que ajudam a higienizar e eliminar as bactérias. É só borrifar sobre a região, deixar agir por um tempo e limpar com um pano ou esfregar uma esponja e finalizar com um pano.

 

Aposte no Multiuso

 

Uma boa ideia para a limpeza de azulejos e pisos são os Multiusos, pois substituem a água e sabão, que necessitam de água para seu enxague.

A limpeza com Multiuso é indicada para a faxina na cozinha, lavanderia e banheiro. Podem ser usadas esponjas, escovas e panos de microfibra e como já dito na dica dos borrifadores, deixar o produto agir por um tempo é o segredo para não ter que esfregar tanto, agilizando o trabalho e facilitando a limpeza e o melhor sem precisar de enxague. Um eficiente limpador desengordurante, o Multiuso não precisa ser diluído e nem de enxágue, precisa apenas de esponja ou um pano úmido para finalizar a limpeza, obtendo inclusive uma secagem mais rápida. Além do piso, bancadas, fogões e box podem ser limpos com o prático multiuso.

A limpeza tradicional, na qual o ambiente é lavado, considerando um cômodo de 6 m², o gasto médio é de 22 litros de água, com o Multiuso tudo isso é economizado.

Segundo a SABESP (companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) o uso de mangueira por 15 minutos consome 279 litros de água. O recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é o uso de 110 litros de água por dia.

 

Limpadores

 

Os Limpadores próprios para cada material também ajudam na economia de água, assim como o Multiuso, proporcionam uma limpeza mais rápida, prática e sem água.

Limpa Vidros, Limpadores Tira Limo ou Limpadores concentrados, que geralmente são diluídos e usam menos água na limpeza.

Aplicados em pequenas quantidades, são suficientes para uma limpeza e com a ajuda de um borrifador é ainda mais fácil o seu uso.

 

Impermeabilizantes

 

Os Impermeabilizantes ou Resinas aplicados em pisos de granito, granilite, mármore ou cerâmica são ótimos para facilitar a limpeza, pois evitam a aderência da sujeira em sua superfície e diminuindo assim a necessidade de usar na higienização.

 

 

A máquina de lavar roupas

 

 

Uma dica já bastante clichê, mas que é ótima: a reutilização da água usada para lavar roupas. Afinal uma máquina de lavar roupas de 10 kg consome em média de 82 a 135 litros de água por ciclo de lavagem, ou seja, desperdício.

Por isso aproveitar essa água da lavagem das roupas para limpar calçadas, varandas e garagem, áreas externas e até banheiros e vasos sanitários já é uma grande economia, visto que é possível aproveitar o sabão utilizado e água.

Além disso, a maioria das máquinas de lavar possuem recursos e funções para a lavar em modo ecológico, proporcionando economia de água e até de energia.

Algo importante também para a economia de água é juntar as roupas para lavar, evitando assim que seja usando uma grande quantidade de água para poucas peças.

 

Lavar louças

 

Na hora de lavar a louça é importante deixar a torneira desligada para evitar o gasto desnecessário. Outra coisa ótima para a economia é tirar o excesso de comida dos pratos antes de lavar, assim fica mais fácil a limpeza, também recomenda ensaboar tudo e depois enxaguar, como se fossem etapas. Em casos de alimentos grudados nos pratos ou vasilhas ou mesmo com excesso de gordura o recomendado é deixar de molho com um pouco de água e detergente, depois ensaboar e enxaguar.

Já no caso do uso de lava-louças o ideal juntar várias peças para lavar, evitando o desperdício de água e detergente, pois o ciclo da máquina é o mesmo com pouca ou total capacidade. Além disso também é importante retirar o excesso de comida dos pratos, panelas e vasilhas. As lava-louças inclusive já cooperam para a economia, pois para cerca de 140 peças é usado 15 litros de água, que manualmente gastaria cerca de 240 litros.

 

Utilizar água de forma consciente é mais que economia, é um cuidado com o futuro, é ser sustentável e preservar o bem natural que é mais importante e necessário para nossa sobrevivência e bem-estar.

E você pode garantir qualidade e eficiência na limpeza com os produtos Amolim, o Multiuso, os Limpadores, Limpa Piso e muito mais para a verdadeira economia. Para acessar e conferir nossos produtos e preços, acesse nossa loja on-line clicando aqui. 

Gostou desse conteúdo e dessas dicas? Então acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais.

Últimas do blog

O que você deve saber antes de começar a revender produtos de limpeza?

Publicado em 10:12 26/08/2021

Se você acompan...

Quais produtos utilizar para a limpeza do banheiro?

Publicado em 16:10 11/08/2021

Saber quais produtos utilizar para a limpeza do banheiro, pode tornar essa...

Dicas para lavar a louça mais rápido e deixar a tarefa mais divertida

Publicado em 16:49 28/07/2021

Todo mundo quer que a hora de lavar a louça passe mais rápid...